Tecnologia no controle de acesso de pedestres e carros é indispensável nos dias de hoje

">
Contato: (85) 2181.6301

28/09 - 03:14 - Segurança e facilidade são essenciais nos condomínios inteligentes


Pergunte para quem mora em apartamento as razões pelas quais não o trocaria por uma casa e certamente ouvirá a segurança como um dos primeiros itens da lista. A sensação de se estar protegido em um apartamento é infinitamente maior do que em uma casa, normalmente cercada de mais acessos e, consequentemente, carente de mais atenção em relação a possíveis invasões.





No entanto, esta opção nem sempre é garantia de plena segurança, principalmente quando o condomínio não possui um controle adequado de entrada e saída de visitantes. Sem algumas medidas estruturais, o apartamento também pode estar tão vulnerável aos criminosos quanto qualquer outro tipo de moradia.





Nesta questão, a tecnologia pode ajudar bastante. Usada a favor dos moradores, alguns dispositivos de acesso ao empreendimento tornam o controle mais rigoroso e, ao mesmo tempo, facilitam o dia a dia de todos.





Na entrada de pedestres, o uso de tags, que nada mais são que pequenos dispositivos que acionam a liberação da porta, ajuda a minimizar o risco de que um morador esqueça a porta aberta, por exemplo. Por outro lado, a biometria - tecnologia que usa a impressão digital, ajuda ainda mais no controle de quem entra e sai, já que seu sistema permite manter o registro de todos que circularam no condomínio. Além disso, a biometria ganha pontos no quesito segurança se comparada ao uso de senhas, que podem ser repassadas a terceiros, e mais prático do que ter uma chave extra para carregar.





Liberação automática dos portões





Na garagem, o cuidado também precisa ser redobrado. Muitos criminosos aproveitam para agir no momento em que o morador chega com o veículo. Os poucos segundos entre parar em frente ao portão e buscar o controle para ter acesso ao prédio são suficientes para a abordagem de um assaltante. Por isso, tecnologias usadas para liberar a cancela de shoppings e pedágios estão sendo trazidas para os condomínios.




O sistema Radio-Frequency IDentification (RFID) ou, em português, Identificação por Radiofrequência, que compreende em um dispositivo preso no para-brisa do carro, começa a ser adotado para a abertura automática dos portões da garagem. Pelo dispositivo RFDI, o veículo do morador é identificado quando ainda está em movimento e dispensa a intervenção do motorista. Caso algum intruso queira aproveitar a entrada do veículo para acessar o prédio, não se preocupe: o sistema fecha o portão automaticamente assim que a entrada do veículo é identificada.





Construtoras preocupadas com a segurança dos moradores, como a Ogliari, de Joinville, ainda incluem no arsenal tecnológico de segurança câmeras instaladas em todos os pontos de acesso. No residencial Vila Madalena, por exemplo, os moradores poderão ter o monitoramento de entrada e saída ainda mais eficiente. Gostou? Saiba mais sobre a segurança dos empreendimentos da Ogliari aqui, neste link.






Fonte: Globo

 


Nosso Endereço:
Av. Dom Luis 609, sala 601 e 602
Edificio P&G Center - Aldeota
Fortaleza - Ceará
Contato:
Fone: (85) 2181.6301